BODAS DE PRATA - 25 ANOS AO SERVIÇO DOS LEPROSOS



Foi a 14 de Novembro do ano 1992 que nasceu em Gondomar o Núcleo Regional do Porto/Gondomar da APARF, na Quinta da Azenha, na Casa das Irmãs Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora, na Rua Manuel Ribeiro de Almeida, nº141 em S. Cosme, Gondomar.
Em reunião com elementos da Direcção Nacional da APARF quando na altura era Presidente o saudoso Pe Carlos Sobrinho (já falecido) e o Director Executivo era Mário Nogueira, foi em Gondomar que tivemos um encontro com vários amigos da Associação. Aí se elegeram os membros para constituir o Núcleo e a Irmã Isabel Soares Moreira foi escolhida para encabeçá-lo como Presidente. Ela, nessa mesma reunião, indicou para trabalhar consigo mais dois elementos, Manuel Freitas e Augusto Neves para Tesoureiro e Secretário, respectivamente. Foram ainda escolhidas, para a Mesa da Assembleia Regional, Arminda Branca, D. Isabel e Carina. E assim, foi batizado com o nome de Núcleo Regional do Porto /Gondomar da APARF, ficando a sua sede provisória na Quinta da Azenha enquanto as Irmãs Franciscanas o permitissem e já lá vão 25 anos…
Os anos foram passando, tendo este Núcleo, ao longo destes anos, tido altos e baixos como em tudo na vida!
Os membros da Mesa da Assembleia Regional com o passar dos anos, foram deixando o Núcleo por várias razões, mas os três membros da Direcção mantêm-se ainda unidos ao fim de 25 anos de dedicação e amor à causa dos Leprosos. É maior a força que nos une do que a que nos separa!
Na história do Núcleo é de realçar a organização de 6 Espectáculos anuais consecutivos, de Solidariedade com os Leprosos, em Gondomar.
Para isso contámos com o trabalho extra do Núcleo na organização, desde convites aos artistas e aos Jornalistas/Apresentadores que vieram da RTP, da Rádio Festival e da Rádio Renascença como foram os casos de Magda Rocha – RTP, Olga Cardoso, José Araújo e Jacinta Oliveira, da Rádio Renascença.
Os artistas e apresentadores que colaboraram durante os seis anos, sempre deram a sua prestação gratuitamente com a finalidade de angariarmos fundos para apoio e combate à doença da Lepra.
Chegávamos ao fim de cada Espectáculo cansados, mas radiantes de alegria pelo trabalho realizado e conseguido às vezes com muito sacrifício e muito suor, mas felizes e contentes.
O primeiro Espectáculo foi realizado a 6 de Março do ano 1993, na Paróquia de São Pedro da Cova, em Gondomar, e os 5 seguintes, até 1998, aconteceram no Auditório Municipal de Gondomar. Este foi cedido gentilmente pela Câmara Municipal de Gondomar e sempre que pedimos o espaço, fomos atendidos.
Temos muitas outras recordações ao longo destes 25 anos, mas seria exaustivo estarmos aqui a fazer referência a tudo aquilo por que passámos e que nos foi acontecendo durante este período.
Apenas lembrar que o nosso Núcleo foi o segundo a ser criado pela APARF em Portugal, sendo o primeiro em Leiria, mais tarde o de Braga e posteriormente o do Funchal/Madeira. Pelos vistos o de Gondomar é o único sobrevivente, talvez por ter na presidência uma mulher de força, persistente  e com muita coragem (sabem de quem estou a falar…) que nunca desiste apesar da sua linda idade. Mesmo quando há problemas tenta sempre dar um conselho e assim prosseguimos a nossa missão, ultrapassando da melhor forma possível todas as questões, com a “ajuda do Senhor” como ela costuma dizer…
Realizaram-se alguns Encontros Nacionais em Gondomar. A título de exemplo tivemos o de 2004. Nesse dia fazia anos o Sr. Adelino, já falecido, e que também fez parte da Direcção da APARF.
Participamos sempre nos encontros anuais em Junho, na Tocha, no Centro Rovisco Pais. Temos a colaboração de amigos e sócios da Associação que nos acompanham de autocarro, bem como o Grupo Coral da Ala Nuno Álvares, de Gondomar, que ao longo de muitos anos vai connosco à Tocha para animar a Eucaristia.
Aquando do Dia Mundial dos Leprosos, o nosso Núcleo também tem um trabalho de responsabilidade que é ir às paróquias da vigararia de Gondomar falar com os párocos para que seja dada autorização, a fim de podermos fazer os peditórios junto das Igrejas e Capelas, bem como arranjar voluntários para fazerem os peditórios nos supermercados e centros comerciais no Porto, Vila Nova de Gaia, Matosinhos e em Gondomar.
Um agradecimento a todas as pessoas que de uma forma ou de outra sempre nos ajudaram e colaboraram connosco no Núcleo: voluntários, amigos e sócios da Associação Portuguesa Amigos de Raoul Follereau.
Um bem haja a todos eles, porque como dizia Raoul Follereau: “O tesouro que vos deixo, é o bem que não fiz, que teria querido fazer e que vós fareis depois de mim”.
Esta frase do nosso inspirador foi escolhida para a nossa pagela dos 25 anos do Núcleo que vamos celebrar a 14 de Novembro próximo.


Manuel Freitas Núcleo -Regional do Porto/Gondomar (APARF)