PORTUGAL


Projecto nº14/2017

Há vários anos que a APARF apoia uma senhora ex-hanseniana que vive na Região Litoral Centro do país.
Visivelmente marcada pela doença e pelo estigma, esta senhora e a família vivem com grandes carências económicas. O desemprego, a falta de saúde, tanto física como psicológica, e tantos outros problemas tornam-nos frágeis e vulneráveis, incapazes de conseguir o seu sustento, sem auxílio. Na sua última carta de agradecimento aos Amigos de Raoul Follereau, a filha escreve:
“Muito obrigada por não nos abandonarem, quando muitos nos bateram com a porta na cara…A minha mãe tem muitas dores no corpo e muita comichão e acho que com a nova doença ela piorou…”
 Este ano, a Direcção da APARF pretende continuar o apoio a esta família com a verba de 3.500,00 Euros, entregues faseadamente, de acordo com as necessidades apresentadas.


TIMOR – LESTE


Projecto nº24/2017

As Irmãs Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora solicitam à APARF ajuda para a Missão de Laleia, em Timor-Leste.
“Estamos a desenvolver um projecto de Intervenção Social – Comunitário: “Mais Saúde”.
A área de intervenção geográfica do projecto, abrange três aldeias do Distrito de Manatuto: Laleia, Samalai e Cairui.
O objectivo geral do projecto é acima de tudo a dignidade humana, valorizando a realidade e ajudando a superar as necessidades com o nosso apoio em bens materiais, educacionais, de saúde e espirituais (...)
Apoiar as crianças carenciadas é uma das nossas prioridades para promover o seu desenvolvimento. Partimos de situações caracterizadas, na maioria dos casos, por fragilidades de diversa ordem: famílias desestruturadas, com fracos recursos financeiros, baixa auto-estima, desnutrição, abandono…”
A Direcção da APARF deseja colaborar neste projecto com o valor de 8.000,00 Euros.


SUDÃO DO SUL


Projecto nº23/2017

“Apoio ao Hospital de Mapuordit”
O Ir. António Manuel Ferreira Nunes, Missionário Comboniano e enfermeiro, a trabalhar no Sudão do Sul, envia o relatório do último projecto aprovado pela Direcção e solicita novo apoio para o Hospital de Mapuordit.
“ Venho por este meio, mais uma vez, pedir--vos apoio para a compra de medicação para o Hospital Mary Immaculate de Mapuordit- Sudão do Sul.
Cada ano tem sido uma grande dificuldade encontrar os fundos necessários para conseguir adquirir os medicamentos precisos para cuidar e tratar os doentes neste Hospital. Em 2015, a vossa Associação ajudou-nos e esta bênção fez-nos chegar ao fim de 2016 apoiando muitos com diversas necessidades hospitalares. Agora, a guerra continua a ser um contínuo problema, as necessidades cada vez são maiores e o que conseguimos angariar nunca chega a nada...
Mais uma vez vimos bater à vossa porta e sem vergonha estender a nossa mão para vos pedir ajuda... pedimos para este povo que sofre não só de doenças, ou com feridas (causadas pela Guerra), mas com malnutrição.”
A Direcção da APARF deliberou atribuir a este projecto a verba solicitada de 15.000,00 Euros.


MOÇAMBIQUE


Projecto nº19/2017

A Fundação “Sementes de Esperança” é uma ONG integrada na pastoral orgânica da Diocese de Pemba, que desde o ano 1999 desenvolve várias actividades na província de cabo Delgado. Fundadora da ALEMO – Associação das Pessoas atingidas pela Lepra, esta fundação acompanha e promove o apoio aos doentes de Lepra e suas famílias tanto no tratamento, como na reabilitação e  inserção social.
Apresenta à APARF um projecto que “visa promover a dignidade dos filhos dos doentes de lepra que vivem em situação de exclusão social, favorecendo a sua integração na escola e o acompanhamento sócio-educativo ; pretende desta maneira beneficiar um número de 100 crianças afectadas pela Lepra, das quais 92 recebendo Apoio Escolar na Comunidade, integradas nas suas famílias, nas aldeias dos Distritos de Chiúre, Ancuabe, Namuno e Pemba-Metuge e 8 recebendo um Apoio Educativo Integral nos dois Centros de acolhimento da Fundação “Sementes de Esperança”.
A APARF pretende continuar a viabilizar este projecto com a quantia de 5.000,00 Euros.


Projecto nº26/2017

A voluntária Estrella Arjomil, enfermeira, a desenvolver um trabalho de combate à lepra na Diocese de Pemba, apresenta à APARF um novo projecto, destinado à formação de agentes locais, capazes de detectar e diagnosticar novos casos, acompanhar todo o processo referente à medicação e auto-cuidado.
Tendo em conta o elevado número de novos casos diagnosticados, é urgente organizar e envolver as comunidades locais na luta contra a doença.
A Direcção pretende apoiar este projecto com a verba de 11.500,00 euros.