RELATÓRIO DE ACTIVIDADES E CONTAS 2016



Nos termos dos artigos 15, nº1 e 19, b) dos Estatutos da APARF, a Direcção  apresentou à Assembleia Geral o Relatório de Actividades e Contas de 2016 de que faremos um breve resumo:

I – Relatório de Actividades
- Realização de duas Assembleias Gerais ordinárias dentro dos prazos previstos nos Estatutos e duas reuniões do Conselho Fiscal para elaboração dos respectivos pareceres. A Direcção reuniu mensalmente.
• Celebração do 63º Dia Mundial dos Leprosos
- Nos dias 30 e 31 de Janeiro a APARF realizou o Peditório Nacional, devidamente autorizado pelo Ministério da Administração Interna e contou com a preciosa colaboração de centenas de voluntários em todo o país.
- Apostou fortemente na divulgação da Mensagem de Raoul Follereau e do cartaz do D.M.L. nos órgãos de comunicação social e nas empresas de transportes urbanos que a tal nos deram acesso.
- Realizou acções de sensibilização junto dos mais novos, quer nas escolas quer na APARF.
- Dinamizou a venda de material variado (livros, canetas, bonés…) e a divulgação de material gratuito (cartazes, calendários, mealheiros…), que sustentam, em parte, a campanha do Dia Mundial dos Leprosos.
• Publicação regular do jornal “O Amigo dos Leprosos”, que passou, no início do ano, a ter periodicidade trimestral.
- Com 26 anos de existência, o jornal “O Amigo dos Leprosos” continua a revelar-se uma importante ferramenta de informação e formação junto dos seus leitores, colaboradores e sócios. Reflete a vida da Associação, os seus objectivos, projectos e actividades. Atento às realidades do País e do Mundo, procura informar, no respeito pela verdade e objectividade.
• Realização de várias Campanhas de Solidariedade
- Campanhas do Dia Mundial dos Leprosos, do Natal, do Dia Mundial da Criança e, pela primeira vez, a Campanha do Dia Mundial da Água. A pertinência desta é justificada pelo número crescente de pedidos de ajuda de acesso a este indispensável bem.
• Presença nas redes sociais e Internet
- Manutenção da presença nas redes sociais com uma página no facebook (www.facebook.com/APARF) e no site APARF (www.aparf.pt). O Grupo Local de Ermesinde também dinamiza a sua página com publicações regulares (www.facebook.com/aparf.ermesinde). Tem também um blog a que se pode aceder em aparf-grupolocaldeermesinde.blogspot.pt.
• Visita aos projectos em Portugal
- Durante o ano foram realizadas várias visitas aos ex-hansenianos em Portugal quer aos que residem em suas casas, quer aos que residem em lares.
- No último Domingo de Junho, tal como em anos anteriores, realizou-se a festa convívio anual com os residentes no Centro Rovisco Pais.

• A Direcção da APARF, durante o ano em referência, aprovou 55 projectos, no valor total de 470.644,04 Euros.

II – Contas
Apresentamos, em resumo, as contas relativas ao período de tempo em análise:
São indicados os valores totais das rubricas de receitas e de despesas e, de entre estas, damos destaque aos mais significativos.
Assim, o total geral de receitas apresenta um valor de 753.331,65 Euros. Realçamos os donativos recebidos, na importância de 498.221,71 Euros e o Peditório Nacional (DML), que totalizou 39.825,22 Euros.
No respeitante às despesas o total geral atingiu o valor de 756.094,67 Euros. Aqui discriminamos: 17.960,24 Euros na impressão do jornal; 79.365,34 Euros nos CTT; 112.314,59 Euros em gastos com pessoal; 470.644,04 Euros nos projectos de apoio social.