MOÇAMBIQUE

Projecto nº30/2017

Missão de Mitande

As Irmãs Teresianas solicitam à APARF a continuação do apoio que há vários anos lhes tem sido concedido para continuarem o seu tão valioso trabalho junto dos leprosos, dos mais carenciados e das crianças desnutridas.
“Em nome deste povo a quem servimos, fazemos chegar a nossa gratidão pela assistência que todos os anos nos têm prestado.
Que Deus vos cumule de Suas bênçãos para estarem sempre disponíveis aos serviço dos sem voz neste mundo.
Com estima e gratidão das Irmãs Teresianas de Mitande”.
A Direcção da APARF deseja continuar a colaborar neste projecto com o valor solicitado de 10.000,00 Euros.

Projecto nº34/2017

Da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, Diocese de Xai Xai,  O Padre Amaro Ferreira, faz-nos este apelo comovente:
“O programa Mais Vida tem vindo a apoiar desde 2015 uma média de 30 crianças por mês. Crianças estas, bebés até um ano de idade, órfãos ou cujas mães não têm leite materno ou não o podem dar. (…)
Para continuação do projecto  e mediante as necessidades, visto que este projecto depende 100% do vosso apoio, queremos pedir a renovação para mais um ano. (...)
Mais uma vez relembramos que este tipo de projecto não tem capacidade de sustentabilidade, pois trabalha no limiar da vida. Terminando o vosso apoio não temos capacidade de responder a estas grandes e sensíveis fragilidades, que muito nos preocupam e inquietam, deixando assim estes bebés sem qualquer protecção ou apoio (...).
Sabemos dos muitos desafios e pedidos que também têm,  mas temos a consciência de que cada bebé beneficiado é uma oportunidade de vida.
A Direcção da APARF pretende continuar a apoiar este projecto com o valor solicitado de 7.015,00 Euros.


PORTUGAL

Projecto nº35/2017

Continuação do apoio a doente ex-hanseniana, residente na Região Centro do País.
De idade muito avançada, esta doente, além dos cuidados de saúde próprios da idade, que lhe levam parte substancial da pensão de velhice e sobrevivência, necessita também de apoio para o pagamento da renda de casa, luz, água e gás.
A Direcção da APARF pretende colaborar com a verba de 2.500,00 Euros, a entregar faseadamente.

ANGOLA

Projecto nº29/2017

A Irmã Maria das Graças Vieira, da Congregação das Irmãs Catequis-tas Franciscanas, pede apoio à APARF para os doentes de Lepra e suas famílias, da Comunidade de São José, no Kuito-Bié. Escreve-nos:
“ Nossa intenção é minimizar o sofrimento do povo desta comunidade São José. A população está crescendo desorganizadamente sem nenhuma estrutura. Assim os leprosos vão aos poucos perder as suas terras, invadidas por outras pessoas, que vão danificando as suas casas. Os mais idosos são os que mais sofrem. Há várias casas que mesmo com eles dentro tiram as chapas, portas e tudo o que conseguiram em sua miséria. Nas casas não há alimento, não tem  luz, nem água (...). As famílias mais vulneráveis são aquelas que mais sofrem.
Nossa presença com eles não resolve todos os problemas, mas ajudamos a minimizar alguns e com a vossa ajuda podemos fazer muito mais.
Em nome dos mais carenciados, dos menos favorecidos pedimos à Associação Portuguesa Amigos de Raoul Follereau que tenha compaixão e nos ajude naquilo que puder, pois conhecemos vossa preocupação humanitária e com os hansenianos.”
A Direcção da APARF pretende colaborar neste projecto com a verba de 10.000,00 Euros.